Aspectos Históricos e Conceituais do Uso Racional de Medicamentos
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: José Ruben de Alcântara Bonfim

José Ruben de Alcântara Bonfim

Médico, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde do Município de São Paulo. Especialista em Residência Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Saúde Pública Para Nível Local pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Planejamento de Sistemas Integrados de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Título de Especialista em Hansenologia pela Associação Brasileira de Hansenologia. Médico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde 1976. Médico da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 1992.


Aspectos Históricos e Conceituais do Uso Racional de Medicamentos

Carga horária estimada: 01h

Licença: 15 dias.


INVESTIMENTO

R$: 100,00


O curso tem como objetivo apresentar as origens do uso racional de medicamentos (URM), em seus momentos históricos mais recentes, bem como seu conceito e extensões conceituais. Visa também apresentar aspectos relacionados à seleção de fármacos indispensáveis, a elaboração da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e as principais intervenções a serem realizadas pelos profissionais da saúde em todos os ambientes de assistência a pacientes no sentido de promover a racionalidade do uso de medicamentos.

  • Aspectos Históricos do Uso Racional de Medicamentos (URM).
  • Aspectos Conceituais do URM: Definição e Seleção de Fármacos Indispensáveis.
  • Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
  • Principais Intervenções para Promover o URM.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Enfermeiros, farmacêuticos e médicos e estudantes de cursos de graduação destes cursos e em áreas afins. Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e pós-graduação e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.