COSMETIC TRENDS 2018
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Docente: Palestrantes do Brasil e da França

Palestrantes do Brasil e da França

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COSMETIC TRENDS 2018

Carga horária estimada: 25h

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

R$: 330,00


Dinâmico e altamente competitivo, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), tem na inovação, a mola mestre para o seu crescimento contínuo há quase três décadas. Posiciona-se hoje como o segundo setor que mais investe em inovação no Brasil, destacando-se no cenário internacional.

Há que se considerar que a inovação em cosméticos vai além do desenvolvimento de novas formulações, envolvendo também o desenvolvimento de diferentes tecnologias, materiais, equipamentos e processos, com impacto na viabilização de produtos e serviços de reconhecido valor pelos consumidores, colocando na dianteira do mercado as empresas que primeiramente a eles chegarem.

Este evento foi pensado para estimular o pensamento inovador e contou com a participação de renomados profissionais atuantes no Brasil e na França.

Uma programação composta de Painéis, Cursos, Palestras do setor cosmético, com o objetivo de apresentar tendências, discutir inovação, regulação e estratégias para este negócio.

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Painel 01
Tendências de Consumo de Cosméticos

  • Comportamento Social e sua Tradução em Tendências Globais para o Desenvolvimento de Produtos
  • Moda, Beleza e Consumo Aspiracional: Interfaces e Influências no Mercado Cosmético
  • As Grandes Tendências de Comportamento, Inovação, Tecnologia e Mercado que irão Influenciar o Segmento de HPPC nos Próximos Anos

Painel 02
Ciência, Tecnologia e Inovação na Área Cosmética

  • Open Inovation
  • Relação Empresa-Universidade para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias
  • Desenvolvimento de Modelos de Inovação para Indústrias Cosméticas

Painel 03
Regulação de Produtos na Indústria Cosmética

  • Panorama Regulatório na América Latina, Europa e Estados Unidos
  • A Evolução dos Padrões de Qualidade para Produtos e Operações Industriais
  • A Contribuição da Vigilância em Saúde para o Desenvolvimento das Melhores Práticas em Qualidade

Painel 04
Estratégias e Modelos de Negócios no Setor Industrial Cosmético

  • Terceirização da Produção
  • Comercialização e Distribuição de Produtos Cosméticos
  • Uma Fábrica e Várias Marcas: O Caso Farmaervas
  • Uma Marca sem Fábrica: O Caso Payot

 

  • Validação de Sistemas Computadorizados na Indústria Cosmética
  • Estabilidade de Produtos Cosméticos
  • Boas Práticas de Fabricação na Indústria Cosmética
  • Estabilidade de Produtos Cosméticos
  • Preservação & Conservantes: Novas Tendências e Novos Caminhos
  • LexFeel® Vibrant: Máxima Cor em Maquiagens!
  • Tecnologia de Maquiagens
  • Como Transformar os Grandes Desafios Capilares em Inovação?
  • Desenvolvimento de Produtos Cosméticos com foco em Sustentabilidade
  • Controle de Qualidade em Material de Embalagem
  • Incompatibilidades Químicas em Formulações Cosméticas
  • Ácido Retinoico
  • Alternativas Sustentáveis para Substituição de Silicones
  • Tecnologia de Envase: Aquisição e Adaptação de Tecnologia de Equipamentos e Ferramentas para o Lançamento de Novos Produtos
  • Novos Sistemas Conservantes Seguros e Eficazes
  • Qualificação de Equipamentos
  • Regulamentação de Nanocosméticos
  • Incompatibilidades Químicas em Formulações Cosméticas
  • FITOCOSMÉTICOS

 

Alberto Keidi Kurebayashi
Farmacêutico-Bioquímico, graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Fármaco-Medicamentos pela mesma Universidade.  Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.  Especialista em Dermato-Cosmética pela Universidade de Vrije – Bélgica.  Fisioterapia Reabilitacional – EOMA e  Acupunturista – CEATA. Foi Gerente de Dermatologia da Farmácia de Manipulação Biofórmula.  Pesquisador no Instituto Adolfo Lutz.  Pesquisador no Instituto de Química-USP.  Consultor no Centro de Tecnologia em Beleza (CBT) – SENAC e Pesquisador Sênior em Pesquisa & Desenvolvimento da NATURA por 09 anos. Possui mais de 28 anos de experiência na indústria de produtos cosméticos e cuidados pessoais, com ênfase em produtos dermocosméticos como formulador e especialista em transferência de tecnologia, inovação e ciência. Atuou também como Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) nas Gestões (2009-2011 e 2011-2013).  Atualmente é Conselheiro da ABC e Diretor-Presidente da empresa Protocolo Consultoria em Dermocosmética Ltda.

Antonio Celso da Silva
Químico. Atua há mais de 40 anos no mercado cosmético. Já trabalhou em empresas como Avon, Natura, Embellezze, etc. É membro do Conselho consultivo da atual gestão da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). Ministra cursos, treinamento e palestras técnicas em universidades, congressos e empresas. Autor de coluna permanente sobre embalagens na revista Cosmetics & Toiletries. Consultor especializado nas áreas de Embalagem, Terceirização, Qualidade, Formação de manipuladores e Motivação de piso de fábrica.  Membro do Conselho Consultivo do CETEA (centro de tecnologia de embalagens). Atual Diretor Técnico Industrial da Payot.

Artur João Gradim
Químico e Engenheiro Químico, graduado pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. Especialista  em  Cosméticos nas áreas de Safety Assessment  Regulatory. Assessor pela Universidade de Vrije – Bruxelas, Bélgica. Good Manufacturing  Practices – Cosmetic – CTFA / Cosmetic Toiletry and Fragrance Association USA . Foi Gestor Interino do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas – Cosméticos – CB 57 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Membro da Câmara Técnica de Cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Foi Membro do Grupo Ad Hoc de Cosméticos do Mercosul – Setor Privado. Foi Presidente da Associação Brasileira de Cosméticos. Foi Diretor da Associação Brasileira das Indústrias de HPPC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC. Possui 35 anos de experiência profissional nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Garantia da Qualidade e Produção e Boas Práticas de Fabricação, tendo atuado como Superintendente Técnico, Diretor Técnico e Diretor de Assuntos Regulatórios e Meio Ambiente na Natura. Foi Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Bozzano Revlon e Gerente Técnico da Niasi S/A (Hypermarcas). Atualmente é Sócio Diretor da AVISA – Serviços Técnicos em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente e Articulista da Coluna de Assuntos Regulatórios da Revista Cosmetics & Toiletries / Brasil. Docente do Instituto Racine.

Franci Sérgio Koja
Engenheiro e Tecnólogo em Projetos. Mestre em Processos Industriais pelo IPT. Atua na área cosmética há mais de 20 anos, em empresas como Natura. É consultor para empresas do ramo de Cosméticos, Farmacêuticas e Alimentícias em processos de reorganização de processos, ganhos de produtividade e lançamentos de novos produtos.

João Hansen
Químico Industrial, graduado pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Mestre pela mesma instituição. MBA pela Universidade de Navarra – Espanha. Possui mais de 41 anos de experiência na área cosmética. Atuou por 38 anos na Avon Cosméticos, em Desenvolvimento de Embalagens, Supply Chain, Produção, Assuntos Regulatórios e Qualidade. Atuando como Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios nos últimos 12 anos. Foi Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) entre 2013-2015. E membro da ABC há mais de 30 anos. Atuou e continua atuando em todos os movimentos regulatórios no Brasil e no Mercosul. Possui uma empresa de consultoria em Assuntos Regulatórios.

Luciana Hashiba
Engenheira de Alimentos, graduada pela UNICAMP. Com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV – EAESP nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira. Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens, atuando em empresas como ITAL, CETEA, Itap Bemis, Dixe Toga e Natura, onde atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes (parcerias, inteligência de redes para inovação, programas Natura Campus, Cocriando Natura e Natura Start Ups). Atuando nas diretorias e conselhos de instituições como ANPEI, CNPq, Supera, Metodista do ABC e participa do MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e Inovativa Brasil. Atualmente se dedica à educação superior e executiva em inovação, e a empreender pela WeFab.

Maria Lucila d’Ottaviano Nápole
Engenharia Química, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina. Atua na área química e cosmética a mais de 30 anos, nas áreas de Tensoativos, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Engenharia de Inovação com passagem por empresas como Oxiteno, Yamá e Natura. Atualmente é consultora na área cosmética. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.

Patricia Diniz de Souza
Especialista em Marketing e Gestão, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e especialização em Gestão de Negócio de Moda pelo Instituto Europeo di Design (IED-SP). Possui 25 anos de experiência nacional e internacional nos segmentos de Beleza, Moda e Luxo, como General Manager e Diretora de Marketing.  Atuou em multinacionais como LVMH, Gucci, YSL Beauté e Elizabeth Arden, no Brasil, América Latina e Europa. Atualmente é Consultora e, entre outros projetos, lidera o processo de internacionalização da Maison Alexandrine, a primeira Maison de Mecenato de Luxo do Brasil.

Renata Scalzilli Ortolani
Administradora, graduada pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui 20 anos de experiência na área de Marketing, atuando em grandes empresas como Parmalat, Reckitt Benckiser e Natura Cosméticos. Experiência em inovação, construção de marcas, novos conceitos, desenvolvimento de novos produtos, gestão de portfólio, comunicação, treinamento, gestão de pessoas e relacionamento com imprensa. Atualmente é Coach e sócia da consultoria de marketing e inovação: Innoverso. Consultora associada da Ynner Treinamentos. Docente da Universidade ESAMC, Metrocamp, Ibmec e do Instituto Racine.

Samuel dos Santos Guerra Filho
Biólogo e Farmacêutico, graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Cosmetologia pela Universidade da Bélgica. Foi membro do Comitê – Revisão do Guia de Segurança de Cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foi professor e coordenador do curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz. Diretor Executivo do Investiga, grupo de empresas composto pela: Allergisa, Dosage, Perception e Invitrocell.

Shirley Postel
Biblioteconomista, graduada pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP). Especialista em Documentação e Novas Tecnologias pela Universitè Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Atuou na Folha de São Paulo, na indexação e arquivo de imprensa e na Rádio & Televisão Cultura na indexação de imagens e organização de informação quotidiana.  Atuou por nove (09) na Direção de Inovação e Inteligência Estratégica da L’Oréal Paris, na França. E, desde 2009, atua como Consumer Marketing Insight – Comportamento e Pesquisa de Mercado na mesma empresa.

Vânia Rodrigues Leite e Silva
Farmacêutica, graduada em Ciências Farmacêuticas com Habilitação Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Pós-Doutorado pela University of Queensland – School of Medicines Therapeutics Research Centre, Brisbane/Austrália. Doutora e Mestre em Fármaco e Medicamentos – Área de Produção e Controle Farmacêuticos pela Universidade de São Paulo. Atuou como Professora do curso de graduação de Farmácia pela Universidade Anhembi Morumbi e como Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Cosmetologia e Estética Avançada, na mesma Universidade. Atuou como Palestrante no workshop International Collaboration on Nanomaterials. Realizou treinamentos na Australian Nuclear Science and Technology Organization, Sydney/Austrália. Possui experiência na área Industrial Cosmética, com ênfase em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Professora na Unidade Curricular de Cosmetologia, pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Honorária na University of Queensland, Austrália. Atuou como Gerente de Desenvolvimento de Produtos na Empresa Vitaderm. Atual Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.