Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Andréia Bertelli

Andréia Bertelli

Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Atendimento Domiciliar pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Responsável pela implantação do Serviço de Estomaterapia de um Hospital Privado na cidade de São Paulo, onde atuou por 7 (sete) anos. Possui mais de 8 (oito) anos de experiência em Clinica Médica em Hospital Privado e vivência na Área Acadêmica, ministrando aula para Graduação de Enfermagem na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Docente do Instituto Racine.


Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas

Carga horária: 17h

Licença: 60 dias.


INVESTIMENTO

R$: 545,00


O Curso tem como objetivo capacitar o enfermeiro para utilizar o raciocínio e o julgamento clínico, com base em evidências científicas, para atuar com qualidade e segurança no manuseio de feridas e estomas em diversos ambientes de prática profissional, contribuindo para o cumprimento dos protocolos de prevenção e tratamento de feridas e de manejo de estomas, essenciais para a acreditação do estabelecimento de saúde no qual desenvolve suas atividades.

  • Aspectos Práticos e Legais da Enfermagem na Assistência em Feridas e Estomas: Legislação COREN/COFEN para Feridas – Atividades Privativas do Enfermeiro, Atividades Compartilhadas, Leis Internacionais e Nacionais do Direito dos Pacientes Estomizados.
  • Bases do Cuidado de Enfermagem em Feridas: Anatomia Voltada ao Tratamento de Feridas; Fisiologia do Processo Cicatricial; Classificações das Lesões; Avaliação do Paciente com Ferida; Principais Materiais para Tratamento de Lesões de Pele e Tratamentos Alternativos; Desbridamento de Feridas; Indicadores de Desempenho Relacionados a Lesões de Pele.
    Videoaula Demonstrativa de Desbridamento de Feridas.
  • Assistência de Enfermagem ao Paciente com Feridas: Lesão por Pressão; Dermatite Associada à Incontinência (DAI); Lesão por Fricção (Skin Tear); Úlceras Vasculares; Ulcera Plantar; Lesão por Queimadura; Lesão por Doenças Dermatológicas e Reumáticas; Lesões por Trauma; Lesões Oncológicas; Tratamento Cirúrgico em Feridas.
  • Bases do Cuidado de Enfermagem em Estomas: Anatomia e Fisiologia do Trato Gastrointestinal; Definição e Classificação dos Estomas; Equipamentos e Acessórios para Estomas de Eliminação.
  • Assistência Integral de Enfermagem ao Paciente Estomizado: Interação Enfermeiro x Paciente Estomizado; Assistência ao Paciente com Estoma de Alimentação; Cuidado Pré-Operatório ao Paciente Estomizado; Avaliação e Cuidado Pós-Operatória do Paciente Estomizado; O Preparo do Paciente e da Família para o Autocuidado; Manejo das Complicações de Estomas; A Alta do Paciente Estomizado.
  • Avaliação de Conhecimento Comentada.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Enfermeiros e graduandos de enfermagem que atuam ou pretendam atuar no manuseio de feridas e estomas em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, programas de atenção básica à saúde e assistência domiciliar. É, também, indicado para docentes e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da enfermagem.
Nota: Profissionais de Nível Superior não enfermeiros, mas da área da saúde, poderão ser aceitos no curso. São eles: médicos, fisioterapeutas e biomédicos.