Semiologia Aplicada - Coleta, Análise e Interpretação de Dados de Entrevista Clínica
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Lucila Ferreira Barbosa

Lucila Ferreira Barbosa

Médica, graduada pela Faculdade de Medicina de Marília. Residência em Neuropediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Neuropsicologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psiquiatria Geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal pelo Instituto Saber de Brasília/DF. Especialista em Saúde e Espiritualidade pela Faculdade Monteiro Lobato/RS. Responsável pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Macatuba/SP e de Lençóis Paulista/SP. Proprietária da Clínica Biopsico. Docente do Instituto Racine.


Semiologia Aplicada - Coleta, Análise e Interpretação de Dados de Entrevista Clínica

Carga horária: 6h45

Licença: 15 dias.


INVESTIMENTO

GRÁTIS!


O curso tem como objetivos apresentar os conceitos de semiologia, semiologia clínica e sinais e sintomas de forma a contribuir para o aperfeiçoamento do raciocínio clínico de profissionais da área da saúde com base na coleta, análise, interpretação e determinação de relevância de informações colhidas do paciente, familiares e/ou cuidadores durante a realização de entrevista clínica.

  • Conceitos em Semiologia.
  • Entrevista com o Cliente.
  • Principais Grupos de Informações Utilizadas para Diagnóstico.
  • Identificação do Cliente.
  • Anamnese.
  • Interrogatório Sobre os Diversos Aparelhos (ISDA).
  • Antecedentes Pessoais.
  • Antecedentes Familiares.
  • Situações Especiais: Crianças, Adolescentes, Idosos, Deficiências, Prolixidade, Sintomas Múltiplos, Hostilidade, Choro, Doenças Graves ou Fatais.
  • Princípios Básicos de Conduta para a Coleta de Dados Clínicos.
  • Exame Clínico, Encerramento da Entrevista e Conclusão Geral.
  • Dinâmica Multiprofissional de Aplicação dos Conceitos de Semiologia Clínica: Médico, na condução e moderação da discussão, Farmacêutico, Enfermeiro, Nutricionista e Educador Físico, como agentes de interpretação de informações do paciente, identificação de suspeitas diagnósticas e discussão de intervenções profissionais possíveis e assertivas em cada caso.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar no atendimento de pacientes (Farmacêuticos, Nutricionistas, Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, entre outros), ou que lidam com assuntos relacionados ao processo de assistência direta ao paciente. Indicado, também, para docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas citadas.