Uso Racional de Medicamentos em Geriatria
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Fábio Ricardo Carrasco

Fábio Ricardo Carrasco

Farmacêutico, graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Adamantinenses Integradas. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá e Especialista em Farmacologia pela mesma Universidade. Aperfeiçoamento em Farmácia Hospitalar pela Associação dos Farmacêuticos de Londrina. Possui dez (10) anos de experiência no segmento farmacêutico tendo atuado no Grupo Amil Saúde e em outras instituições como Farmacêutico Clínico, Farmacêutico Hospitalar, Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Atuou como farmacêutico na Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atuou como docente das disciplinas de Farmacologia, Farmacoterapia e Atenção Farmacêutica na Universidade Paulista. Atualmente é Farmacêutico Gerente Técnico e Administrativo do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instituto Racine.


Uso Racional de Medicamentos em Geriatria

Carga horária estimada: 1h

Licença: 90 dias.


INVESTIMENTO

R$: 100,00


O curso tem como objetivo discorrer sobre a complexidade e vulnerabilidade do paciente geriátrico e sobre a epidemiologia do envelhecimento e seus impactos na resposta terapêutica aos fármacos, apresentar uma análise crítica do panorama atual do uso de medicamentos em geriatria e contribuir para a realização de uma análise crítica das estratégias que podem ser utilizadas para o uso racional de medicamentos nesta população.

  • O Paciente Geriátrico sob o Ponto de Vista Legal, Cronológico, Biológico, Psicológico e Social.
  • Epidemiologia e Alterações Fisiológicas Relacionadas ao Processo de Envelhecimento.
  • Alterações na Cinética dos Fármacos no Paciente Idoso que podem ser fatores que interferem na resposta aos fármacos, na segurança da terapêutica e na ocorrência de erros de medicação.
  • Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Uso na População Idosa: Estratificação de Critérios e Apresentação de Casos.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Enfermeiros, farmacêuticos e médicos e estudantes de cursos de graduação destes cursos e em áreas afins. Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e pós-graduação e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.