Painel: Desafios e Perspectivas da Incorporação de Medicamentos no Sistema de Saúde e seus Impactos na Assistência Farmacêutica

05/04/2019

Horário: 18:30 - 22:30


Modalidades
Presencial
Rua Padre Chico, 93 São Paulo (SP)
 
Online
Transmissão Ao Vivo

O Evento terá início em:

Painel: Desafios e Perspectivas da Incorporação de Medicamentos no Sistema de Saúde e seus Impactos na Assistência Farmacêutica

Venha participar de uma discussão sobre as características do processo de incorporação de medicamentos no Sistema de Saúde Brasileiro, seus desafios e perspectivas, bem como seus impactos na implementação Gestão da Assistência Farmacêutica e na constituição de protocolos clínicos e de diretrizes terapêuticas.

Alessandra Caroline Domingos de Figueiredo
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Especialista em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui experiência na gestão da Assistência Farmacêutica na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e como consultora técnica OPAS/OMS do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Atua na área de Acesso em Indústria Farmacêutica.


José Ruben Ferreira de Alcântara Bonfim
Médico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP. Atualmente é Analista de Saúde (médico) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Médico III da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Farmacêuticas, atuando principalmente em: assistência farmacêutica, farmacoepidemiologia, direitos humanos e acesso a fármacos, ética da pesquisa e avaliação de tecnologias de saúde. Coordenador-executivo da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (SOBRAVIME). Editor, autor e tradutor de textos de saúde pública e saúde coletiva com 40 anos de experiência. Ex-Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Saúde (2006-2009). Atualmente trabalha no Instituto de Saúde da Secretária da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Renata Lobo
Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Avaliação Econômica em Saúde. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) e MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). É Fisioterapeuta Aprimoranda do PROAHSA no Hospital das Clínicas da FMUSP. Docente do Instituto Racine.

Maria Eugenia Carvalhaes Cury
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos e de Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

Farmacêuticos que atuam ou pretendam atuar nas ações inerentes à Assistência Farmacêutica pública e privada ou em cargos de gestão em Saúde. Indicado, também, a docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia.