Palestra: CBPF: Obrigatoriedade, Renovações e Atualizações

29/11/2018

Horário: 12:00 - 13:00


Modalidades
Presencial
Rua Padre Chico, 93 São Paulo (SP)
 
Online
Transmissão Ao Vivo

O Evento terá início em:

Palestra: CBPF: Obrigatoriedade, Renovações e Atualizações

O Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) é um documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atestando que o estabelecimento está em cumprimento à legislação brasileira. O documento é aplicado a diversas áreas, tais como fabricantes de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde, dentre outros. O Tema requer atualização constante, e interpretação correta das legislações abordadas nessa palestra.

Luiz Carlos Peres
Químico, graduado pela Universidade Ibirapuera. Especialista em Didática para o Ensino Superior pela Universidade São Paulo e Gestão da Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Didática Para o Ensino Superior pela Universidade São Paulo. Possui 40 anos de experiência na indústria farmacêutica, cosmética e química, onde executou palestras e treinamentos em diversos países como Alemanha, Espanha, México e Argentina. Ocupou cargos gerenciais e com trânsito internacional em empresas como Schering do Brasil e Ciba-Geigy. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1992), por 4 (quatro) anos membro da Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação. Palestrante e Docente dos cursos de Pós-Graduação de Engenharia Farmacêutica, Engenharia Cosmética e Formação de Auditores do Instituto Racine, nas áreas de Validação de Processos, Qualificação de Fornecedores, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Boas Práticas de Laboratório, Resultados Fora da Especificação, Controle de Mudanças e Formação de Auditores. Atualmente é executivo da Lucape Consultores onde fundou e atua a mais de 15 anos no mercado de consultoria, treinamentos, validação e auditorias envolvendo-se em vários segmentos industriais. Docente Instituto Racine.

Raphael Fernando Boiati
Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ciências da Reabilitação Pulmonar - Farmacologia pela mesma Universidade. Doutorando em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Possui aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Docente em Curso de Graduação em Farmácia no Centro Universitário São Camilo e na Universidade Nove de Julho. Atua como consultor em Assuntos Regulatórios para indústrias do segmento farmacêutico e cosmético, com sede no Brasil e na América Latina, tais como, Momenta Farmacêutica, Eurofarma, EMS, União Química, Cristália e Aché, atuando na elaboração e revisão de dossiês técnicos para registros, pós-registros e/ou revalidação de medicamentos novos, de linha, biológicos, similares, cosméticos, fitoterápicos e insumos farmacêuticos; no suporte regulatório em auditorias corporativas internas (FDA, EMA, VISA e ANVISA) para obtenção da Certificação de Boas Práticas de Fabricação; na elaboração e acompanhamento de projetos de dossiês e harmonização de documentos de Boas Práticas de Fabricação Brasil/América Latina; na avaliação e gerenciamento de controle de mudanças, especificações e métodos; no auxílio e assessoria aos departamentos de marketing, visando o sistema regulatório vigente no país; no acompanhamento e análise de documentos recebidos dos fabricantes de fármacos (DMF – Drug Master File), exigindo o cumprimento das legislações em vigor no país. Coordenador de Cursos e Docente da Faculdade Innovare e do Instituto Racine.

 

Profissionais de Assuntos Regulatórios, e estudantes