Palestra: Planejamento e Bioestatística Aplicadas à Pesquisa Clínica

27/03/2019

Horário: 19:00 - 20:00


Modalidades
Presencial
Rua Padre Chico, 93 São Paulo (SP)
 
Online
Transmissão Ao Vivo

O Evento terá início em:

Palestra: Planejamento e Bioestatística Aplicadas à Pesquisa Clínica

O planejamento da pesquisa, o número (n) da amostra, quantas e quais as variáveis e tratamento dos dados estatísticos são alguns dos fatores que devem ser definidos no planejamento de uma pesquisa clínica. A compreensão destes fatores é também fundamental para a leitura, interpretação e análise crítica de artigos científicos. Diante deste contexto, serão apresentados os  principais aspectos estatísticos a serem considerados para a obtenção de resultados representativos da pesquisa clínica e leitura críticas de artigos científicos

Marcos Roberto Furlan
Agrônomo, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor e Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal da Universidade de Taubaté, Consultor ad hoc de Revistas Científicas, Diretor da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Membro do Conselho da Associação de Agricultura Orgânica e associado da Associação de Agricultura Orgânica. Atuou por 20 anos como professor assistente da Universidade de Taubaté (UNITAU) nos cursos de Agronomia da Faculdade Integral Cantareira e também foi membro do mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU. Responsável pela disciplina de Bioestatística e Estatística nos cursos de Nutrição e Medicina na mesma universidade. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Medicinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos agronômicos das plantas medicinais, condimentares e aromáticas, etnobotânica e fitoquímica. Docente em cursos de especialização nas áreas de fitoterapia e plantas medicinais. Docente do Instituto Racine.

Profissionais da área da saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Enfermeiros, bem como outros profissionais, como Engenheiros Químicos, Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação nestas áreas, e a outros profissionais que desejam conhecer melhor esta área de atuação.