Diálogo: Atuação do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS)
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.


Docente: Alexandra Mariano Fidêncio Casarini

Alexandra Mariano Fidêncio Casarini

Farmacêutica, graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Especialista em Farmácia Homeopática pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente é Diretora Técnica do Grupo de Planejamento e Articulação das Ações de Assistência Farmacêutica, da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Têm experiência na área de Farmácia Hospitalar e em Saúde Coletiva. Membro do Grupo de Pesquisa de Avaliação de Tecnologias de Saúde, do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


Diálogo: Atuação do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS)

Carga horária estimada: 1h

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

GRÁTIS!


Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto no âmbito individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. 

Este conjunto de ações envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição,  distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. A Assistência Farmacêutica está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde e sua gestão é responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal.

A Assistência Farmacêutica deve ser estruturada nos 5.570 municípios do Brasil a fim de garantir acesso aos medicamentos, com qualidade e segurança, aos 207,7 milhões de residentes que crescem numa taxa de 0,77% ao ano. Assim, a contratação de farmacêuticos para atuarem nesses espaços tem sido contínua e requer conhecimentos e competências voltadas à compreensão da Assistência Farmacêutica como uma Política de Estado que possa suprir as necessidades do Sistema de Saúde do país.

Essa atividade propõe discutir sobre a importância e o impacto da Atuação do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde, além dos desafios e principais competências necessárias aos profissionais que atuam ou desejam atuar na área.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Profissionais da Saúde que exerçam ou pretendam exercer as atividades envolvidas na gestão da Assistência Farmacêutica aplicada aos serviços públicos e privados de saúde.