Diálogo: Eventos Adversos Assistenciais: Vamos conversar sobre “Disclosure” - Comunicação com pacientes e familiares?
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.


Docente: Graziela Trevizan Da Ros

Graziela Trevizan Da Ros

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS). Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIFESP. Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Trabalha no Instituto de Ensino do Hospital do Coração de São Paulo, como Especialista em Projetos Sênior, desenvolvendo Projetos Governamentais (PROADI-SUS), no eixo de Capacitação de Recursos Humanos. Tem experiência no desenvolvimento de pessoas, docência, planejamento e condução de Projetos Governamentais (PROADI-SUS). E também na elaboração de materiais didáticos, manuais e roteiros de fiscalização em parceria com a ANVISA. É Membro Colaboradora da Fundación por la seguridad del paciente (FIDISP - Barcelona) e Banca Avaliadora de TCCs de Pós-Graduação em Segurança do Paciente da FIOCRUZ / ENSP. Foi membro do Grupo de Pesquisa de Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde e de Enfermagem EEUSP. Membro do comitê de especialistas para validar conteúdo acerca da metodologia utilizada para inspeção em ambientes hospitalares de acordo com as normas vigentes de acessibilidade e mobilidade. Foi Enfermeira de Educação Continuada, Supervisora de Enfermagem de Unidade de Internação e Transporte de Pacientes e Enfermeira Assistencial nas Unidades de Internação Adulto e Cardiopediatria.


Diálogo: Eventos Adversos Assistenciais: Vamos conversar sobre “Disclosure” - Comunicação com pacientes e familiares?

Carga horária estimada: 01h09m

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

GRÁTIS!


A identificação dos eventos adversos e demais incidentes nas instituições de saúde exigem que as mesmas implementem ações reativas e preventivas para o enfrentamento dos achados. Um dos grandes desafios dessas ações é a implantação de um processo estruturado de comunicação com o paciente e seus familiares quando existe um dano não intencional grave, ou potencialmente grave, durante o processo da assistência. Este processo, conhecido pelos profissionais de saúde como “disclosure” trata da transparência de informações e integra a cultura de segurança do paciente e ainda gera muitas dúvidas, receios e diferentes avaliações por parte das instituições de saúde. Um dos caminhos para a superação dessas dificuldades é trazer o tema para o debate.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Profissionais da área da saúde que trabalham em serviços de saúde públicos e privados (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde. Indicado, também, a Administradores e Advogados que atuam ou desejam atuar na gestão em Serviços de Saúde