Diálogo: Pesquisa Clínica de Medicamentos Desafios e Perspectivas
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Maria Eugênia Carvalhaes Cury

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.


Diálogo: Pesquisa Clínica de Medicamentos Desafios e Perspectivas

Carga horária estimada: 1h30

Licença: 15 dias.


INVESTIMENTO

GRÁTIS!


O crescente arsenal terapêutico e os inúmeros estudos clínicos apresentados ao mercado têm sido grandes responsáveis pela reconfiguração da prática clínica, seja nas decisões que envolvem a seleção dos medicamentos a serem prescritos, padronizados ou adquiridos em caráter especial por Instituições e Serviços de Saúde seja na atuação clínica dos profissionais da saúde, no que diz respeito a questões direta e indiretamente relacionadas ao tratamento farmacológico.

Com o objetivo de estimular um diálogo ativo em torno dos aspectos que possibilitam que a Pesquisa Clínica de Medicamentos determine novas alternativas terapêuticas e seja importante estratégia para o enfrentamento de problemas de saúde no país.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Profissionais da Saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Enfermeiros que desejam atuar na área da Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos, e outros profissionais, como Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação nestas áreas, e a outros profissionais que desejam conhecer melhor esta área de atuação.

Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze (11) anos de experiência em Farmácia Hospitalar, cinco (05) anos em Farmácia Comunitária e desde 1998 atua na Coordenação de Cursos Intensivos e de Especialização na Área Farmacêutica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine: Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica – CONBRAF, Semana Racine - Congresso de Farmácia e do Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos - PCare. Participante de diversos congressos nacionais e internacionais na área hospitalar e em assistência farmacêutica como ministrante de cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Autora de capítulo do livro Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, tradutora do livro Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos. Revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica do Instituto Racine.

Wagner Silveira
Farmacêutico-bioquímico, graduado em Farmácia-bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Pesquisa Clínica pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente de Projetos Internacionais na área de Pesquisa Clínica com mais de onze (11) anos de experiência em estudos clínicos Pré e Pós-aprovação. Ampla experiência clínica e em gestão de projetos depois de assumir posições de escopo e responsabilidade crescentes na fase pré-clínica acadêmica, no ambiente hospitalar e na indústria farmacêutica de pesquisa, desde a coordenação de Pesquisa Clínica na Segurança de Produtos até iniciativas de vigilância sanitária pós-comercialização. Significativa experiência no gerenciamento de projetos globais, inteligência regulatória, submissão regulatória de Farmacovigilância, processamento de eventos adversos, gestão da qualidade, melhoria contínua de processos, treinamento de equipes, Mentoring e Coaching, assim melhorando a qualidade dos serviços aos clientes nas diversas áreas terapêuticas: Cardiovascular, Sistema Nervoso Central, Doenças Infecciosas, Oncológica, Inflamatória e Controle de Dor, Endócrina e Respiratória. Após atuar em empresas como Novartis, Pfizer, PPD e Parexel, atualmente trabalha na Covance. Docente do Instituto Racine.