Fórum de Debates: Farmacologia e Prática Clínica - Uma Visão Interdisciplinar
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Raphael Fernando Boiati

Raphael Fernando Boiati

Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ciências da Reabilitação Pulmonar - Farmacologia pela mesma Universidade. Doutorando em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Especialista em Farmacologia clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Possuí aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Docente em Curso de Graduação em Farmácia no Centro Universitário São Camilo e na Universidade Nove de Julho. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.


Fórum de Debates: Farmacologia e Prática Clínica - Uma Visão Interdisciplinar

Carga horária estimada: 2h15

Licença: 15 dias.


INVESTIMENTO

GRÁTIS!


O crescente arsenal terapêutico e os inúmeros estudos clínicos apresentados ao mercado têm sido grandes responsáveis pela reconfiguração da prática clínica, seja nas decisões que envolvem a seleção dos medicamentos a serem prescritos, padronizados ou adquiridos em caráter especial por Instituições e Serviços de Saúde, seja na atuação clínica dos profissionais da saúde, no que diz respeito a questões, direta e indiretamente, relacionadas ao tratamento farmacológico.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Médicos, Fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde que atuem no atendimento a usuários de medicamentos. É, também, indicado para docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação dos cursos citados.

Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze (11) anos de experiência em Farmácia Hospitalar, cinco (05) anos em Farmácia Comunitária e mais de 15 anos em Coordenação de Cursos Intensivos e de Especialização na Área Farmacêutica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine: Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica – CONBRAF, Semana Racine - Congresso de Farmácia e do Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos - PCare. Participante de diversos congressos nacionais e internacionais na área hospitalar e em assistência farmacêutica como ministrante de cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Autora de capítulo do livro Farmácia clínica e atenção farmacêutica, tradutora do livro Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos, coordenadora. Revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica do Instituto Racine.

Débora Sitnik
Médica, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutora em Ciências Médicas pela FMUSP. Possui residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Especialista em Clínica Geral pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Especialista em Acupuntura pelo Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP. Foi preceptora do Departamento de Clínica Médica do HC-FMUSP, com atividades didáticas entre os residentes de Clínica Médica e alunos de graduação em Medicina. Possui experiência em cuidados peri-operatórios, promoção de saúde, terapia intensiva e cuidados paliativos. É atual Médica Assistente do Pronto Socorro e do Ambulatório de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e Responsável pelo estágio em emergências dos residentes do segundo (2°) ano de Clínica Médica do HC-FMUSP no Hospital Universitário. Docente do Instituto Racine.

Verônica Cristina Gomes Soares
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Bioquímica pelo Instituto de Biologia da Universidade de Campinas. Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da UNESP. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como docente na Universidade Paulista, Campus Jundiaí/SP e Centro Universitário Padre Anchieta, Unidade Jundiaí/SP, nos cursos de farmácia, psicologia, enfermagem, fisioterapia e nutrição. Docente do Instituto Racine.

Valnice de Oliveira Nogueira
Enfermeira, graduada pela Universidade Católica de Petrópolis. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto e Especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem pela mesma instituição. Especialista em Enfermagem Linha de Cuidado - Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Docência Universitária pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Cuidados Intensivos pela Universidade de São Paulo. Habilitação em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em Pronto Socorro e Emergência no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2004, exercendo as funções de Enfermeira, Chefe e Gerente Substituta de Unidade Básica de Saúde, Interlocutora de Enfermagem, Coordenadora da Atenção Básica e Assessora Técnica na Coordenadoria Regional de Saúde Centro. É docente do Curso de Enfermagem da Universidade Nove de Julho. Atualmente, exerce a Coordenação da Educação em Saúde e Gestão do Conhecimento, atuando em Projetos Educacionais e na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde.

Mariana Doce Passadore
Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências subárea Fisiofarmacologia pela Universidade Federal de São Paulo. Possui dezesseis (16) anos de experiência em docência, atuando na Fundação Lusíada, no Centro Universitário Adventista de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo como professora substituta no Departamento de Fisiologia, nos Cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Nutrição. Atua como Nutricionista do Instituto Médico Palmieri e é Docente do Centro Universitário São Camilo.

Vinícius Dornelles Luft
Fisioterapeuta, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ex-residente do Programa de Atenção Multiprofissional no Contexto Hospitalar - Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Atua na Policlínica da zona norte de Osasco, predominantemente, com pacientes de queixas de dores crônicas, casos ortopédicos e em Assistência Domiciliar a pacientes particulares.