Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica - Medicines Use Review (MUR)
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Kelly Cristina Cenci Winstanley

Kelly Cristina Cenci Winstanley

Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Ciências Farmacêuticas pela Sunderland University e Mestranda em Farmácia Clínica pela mesma Universidade. Membro do British General Pharmaceutical Counsil e Habilitada para a prática do MUR (Medicines Use Review) pela Medway School of Pharmacy, Kent UK. Atuou em Farmácia Comunitária e Magistral por três (3) anos na Inglaterra. Há oito (8) anos exerce a função de Farmacêutica Gerente em Farmácia Comunitária na Lloyds Pharmacy, Reino Unido, onde desempenha a prática da Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica diariamente.


Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica - Medicines Use Review (MUR)

Carga horária estimada: 11h30

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

R$: 500,00


A Revisão da Farmacoterapia (RF) e a Intervenção Clínica Farmacêutica (ICF) fazem parte da rotina do profissional farmacêutico em muitos países. No Reino Unido, a Revisão da Farmacoterapia, conhecida como MUR (Medicines Use Review), é uma atividade exclusiva do farmacêutico e sua prática exige qualificação especial para ser realizada.
A Revisão da Farmacoterapia pode ser conceituada como um serviço pelo qual o farmacêutico analisa, de forma estruturada, os medicamentos em uso pelo paciente com a finalidade de resolver problemas relacionados à prescrição, utilização, monitorização, resultados terapêuticos, entre outros. Consiste em uma entrevista de curta duração com o paciente sobre sua farmacoterapia com o objetivo de educar sobre seu tratamento, identificar problemas com a falta de adesão, efeitos adversos, interações medicamentosas, uso de medicamentos desnecessários ou incoerentes e, se for o caso, realizar a intervenção clínica farmacêutica de forma estruturada.
Uma vez que a Revisão da Farmacoterapia tem mostrado ser de grande benefício aos pacientes, além de complementar o trabalho do médico, este curso tem como objetivo fornecer ao participante os conhecimentos e as ferramentas necessárias para a realização da Revisão da Farmacoterapia (RF) e a Intervenção Clínica Farmacêutica (ICF), seguindo os padrões requeridos nos países em que a prática desse serviço vem sendo adotada.

  • A Profissão Farmacêutica no Reino Unido e a Prática da Revisão.
  • A Prática da Revisão da Farmacoterapia/ Medicines Use Review e da Intervenção Clínica Farmacêutica: Conceitos e Aplicabilidade. Apresentação de Casos Clínicos de Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Distúrbios da Tireoide, Asma e DPOC, incluindo orientação para o uso de Dispositivos Inalatórios.
  • Discussão de Casos Clínicos**: Asma e DPOC; Distúrbios da Tireóide, Depressão, Dor Crônica, Diabetes, Hipertensão, Distúrbios Gastrointestinais.

**As aulas com discussões de casos clínicos, disponibilizadas neste curso com o intuito de ampliar as os exemplos práticos de aplicação deste tipo de serviço em condições de saúde diversificadas, foram gravadas ao vivo em 21 e 22/Maio/2016.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Farmacêuticos, de diferentes áreas de atuação, cujo conhecimento teórico e prático sobre a Revisão da Farmacoterapia proporcionará a aquisição de uma nova competência:

  • Farmacêuticos, que atuam em farmácias sejam elas, farmácias com manipulação ou drogarias;
  • Farmacêuticos hospitalares que lidam diretamente com o paciente;
  • Representantes de entidades profissionais, com o intuito de promover e divulgar estes novos conceitos entre seus membros e a sociedade em geral;
  • Docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia que visem compartilhar este conhecimento com seus alunos;
  • Estudantes de cursos de graduação em Farmácia, com o intuito de complementar a sua formação acadêmica.

Ao término do curso, o profissional será capaz de:

  • Compreender os conceitos de Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica;
  • Compreender o papel do farmacêutico como promotor do uso otimizado e seguro de medicamentos;
  • Analisar prescrições médicas e identificar possíveis problemas relacionados com medicamentos e com a conduta do paciente em relação ao regime medicamentoso prescrito;
  • Comunicar-se efetivamente com o paciente sobre o seu tratamento, visando melhorar a adesão à farmacoterapia.