Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica - Medicines Use Review (MUR)
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Kelly Cristina Cenci Winstanley

Kelly Cristina Cenci Winstanley

Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ciências Farmacêuticas pela Sunderland University e em Farmácia Clínica pela mesma Universidade. Membro do British General Pharmaceutical Counsil e Habilitada para a prática do Medicines Use Review pela Medway School of Pharmacy, Kent, na Inglaterra. Atuou em Farmácia Comunitária e Magistral por três anos na Inglaterra. Por 10 anos exerceu a função de Farmacêutica Gerente em Farmácia Comunitária na Lloyds Pharmacy, Reino Unido, onde desempenhou a prática da Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica diariamente. Atualmente atua como farmacêutica para Boots Chemist e está concluindo a qualificação de Farmacêutica habilitada para Prescrição - Pharmacy Independent Prescriber pela Universidade de Sunderland.


Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica - Medicines Use Review (MUR)

Carga horária: 11h30

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

R$: 520,00


O curso tem como objetivo fornecer ao participante os conhecimentos e as ferramentas necessárias para a realização da Revisão da Farmacoterapia (RF) e a Intervenção Clínica Farmacêutica (ICF), seguindo os padrões requeridos nos países em que a prática desse serviço vem sendo adotada. A Revisão da Farmacoterapia (RF) e a Intervenção Clínica Farmacêutica (ICF) fazem parte da rotina do profissional farmacêutico em muitos países. No Reino Unido, a Revisão da Farmacoterapia, conhecida como MUR (Medicines Use Review), é uma atividade exclusiva do farmacêutico e sua prática exige qualificação especial para ser realizada. A Revisão da Farmacoterapia pode ser conceituada como um serviço pelo qual o farmacêutico analisa, de forma estruturada, os medicamentos em uso pelo paciente com a finalidade de resolver problemas relacionados à prescrição, utilização, monitorização, resultados terapêuticos, entre outros. Consiste em uma entrevista de curta duração com o paciente sobre sua farmacoterapia com o objetivo de educar sobre seu tratamento, identificar problemas com a falta de adesão, efeitos adversos, interações medicamentosas, uso de medicamentos desnecessários ou incoerentes e, se for o caso, realizar a intervenção clínica farmacêutica de forma estruturada. A Revisão da Farmacoterapia tem mostrado ser de grande benefício aos pacientes, além de complementar o trabalho do médico.

  • A Profissão Farmacêutica no Reino Unido e a Prática da Revisão da Farmacoterapia.
  • A Prática da Revisão da Farmacoterapia/ Medicines Use Review e da Intervenção Clínica Farmacêutica: Conceitos e Aplicabilidade; Apresentação de Casos Clínicos de Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Distúrbios da Tireoide, Asma e DPOC, incluindo orientação para o uso de Dispositivos Inalatórios.
  • Discussão de Casos Clínicos*: Asma e DPOC; Distúrbios da Tireoide; Depressão; Dor Crônica; Diabetes; Hipertensão; Distúrbios Gastrointestinais.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Farmacêuticos, de diferentes áreas de atuação, cujo conhecimento teórico e prático sobre a Revisão da Farmacoterapia proporcionará a aquisição de uma nova competência:
• Farmacêuticos, que atuam em farmácias sejam elas, farmácias com manipulação ou drogarias;
• Farmacêuticos hospitalares que lidam diretamente com o paciente;
• Representantes de entidades profissionais, com o intuito de promover e divulgar estes novos conceitos entre seus membros e a sociedade em geral;
• Docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia que visem compartilhar este conhecimento com seus alunos;
• Estudantes de cursos de graduação em Farmácia, com o intuito de complementar a sua formação acadêmica.

Ao término do curso, o profissional será capaz de:
• Compreender os conceitos de Revisão da Farmacoterapia e Intervenção Clínica Farmacêutica;
• Compreender o papel do farmacêutico como promotor do uso otimizado e seguro de medicamentos;
• Analisar prescrições médicas e identificar possíveis problemas relacionados com medicamentos e com a conduta do paciente em relação ao regime medicamentoso prescrito;
• Comunicar-se efetivamente com o paciente sobre o seu tratamento, visando melhorar a adesão à farmacoterapia.