Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes de Alto Risco Cardiovascular
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Rafael Cairê de Oliveira dos Santos

Rafael Cairê de Oliveira dos Santos

Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho. Mestrando em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Atenção Farmacêutica - Formação em Farmácia Clínica e em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Atuou como Farmacêutico Responsável na Prefeitura de São Paulo – Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) SECONCI e também como Gerente Farmacêutico em Drogaria. Possui experiência na prestação de serviços farmacêuticos clínicos, com ênfase no Seguimento Farmacoterapêutico a pacientes portadores de doenças crônicas. Atualmente é Coordenador do Programa de Tutoria de Cursos, Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.


Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes de Alto Risco Cardiovascular

Carga horária estimada: 04h

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

R$: 200,00


O Curso tem como objetivo apresentar as ferramentas necessárias para a realização do acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com risco cardiovascular com uma abordagem integral dos distintos fatores de risco que acometem estes pacientes, além de discutir sobre as intervenções biopsicossociais a serem feitas para otimizar a farmacoterapia, ajudar a alcançar os objetivos terapêuticos definidos para cada fator de risco cardiovascular e para melhorar o estado de saúde do paciente.

  • Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares
  • Risco Cardiovascular: Conceitos, Componentes e Métodos de Avaliação
  • Principais Fatores Associados a Risco Cardiovascular: Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemia, Tabagismo, Diabetes Mellitus, Obesidade, Fatores Ambientais (Sedentarismo e Dieta)
  • Entrevista Farmacêutica e Escala de Risco Cardiovascular
  • Avaliação de Risco Cardiovascular pelo Farmacêutico: Prevenção Primordial, Prevenção Primária e Prevenção Secundária
  • Intervenções e Seguimento de Pacientes com Fatores de Risco Cardiovascular, segundo o Método Dáder de Acompanhamento Farmacoterapêutico

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Farmacêuticos, docentes e estudantes do curso de graduação de Farmácia que atuam ou desejam atuar em Farmácias, Drogarias, Farmácias com Manipulação, Farmácias Hospitalares, Assistência Domiciliária e na Assistência Farmacêutica de Estados e Municípios.