Estruturação da Assistência Farmacêutica e a Promoção do Uso Racional de Medicamentos em Serviços de Saúde
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Dirce Cruz Marques

Dirce Cruz Marques

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Economia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Aperfeiçoamento em Saúde Baseada em Evidências pelo Centro Cochrane do Brasil. Possui 20 anos de experiência em Gestão da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde. Atualmente é Coordenadora da Área Técnica de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.


Estruturação da Assistência Farmacêutica e a Promoção do Uso Racional de Medicamentos em Serviços de Saúde

Carga horária estimada: 01h30

Licença: 90 dias.


INVESTIMENTO

R$: 150,00


O curso tem como objetivo apresentar a interface existente entre a assistência farmacêutica e o uso racional de medicamentos, levando em consideração os aspectos definidos na Constituição Brasileira, os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e das Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

  • Ações e Políticas Voltadas ao Uso Racional de Medicamentos: Conceito de Uso Racional de Medicamentos e as Boas Práticas em Farmácia; Políticas Públicas Brasileiras de Saúde e de Medicamentos com base no Ciclo da Assistência Farmacêutica; Regulamentação do Mercado Farmacêutico no Brasil e Vigilância Pós-Registro; Seleção de Medicamentos.
  • Ciclo Logístico dos Medicamentos e sua Relação com o Uso Racional: Avaliação de Consumo e de Demanda para Programação e Reprogramação de Medicamentos; Gestão de Estoques: Aquisição e Manutenção de Estoques; Armazenamento e Conservação; Controle de Estoque; Distribuição.
  • Serviços Farmacêuticos Promotores do Uso Racional de Medicamentos: Dispensa de Medicamentos - Análise Técnica da Prescrição, Orientação e Educação ao Paciente; Acompanhamento Farmacoterapêutico dos Resultados do Uso de Medicamentos; Cuidados Farmacêuticos na Atenção Básica; Ações Multiprofissionais de Assistência Farmacêutica, Uso Racional de Medicamentos e o Cuidado Integral em Saúde.

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Enfermeiros, farmacêuticos e médicos e estudantes de cursos de graduação destes cursos e em áreas afins. Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e pós-graduação e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.