Semiologia Aplicada - II (Sintomas e Sinais Gerais, Inespecíficos e dos Diversos Sistemas e Aparelhos)
Acesso Imediato
Banner PagSeguro

Docente: Lucila Ferreira Barbosa

Lucila Ferreira Barbosa

Médica, graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Residência em Neuropediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Neuropsicologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal pelo Instituto Saber de Brasília. Responsável pela APAE de Macatuba e proprietária da clínica Biopsico. Docente do Instituto Racine.


Semiologia Aplicada - II (Sintomas e Sinais Gerais, Inespecíficos e dos Diversos Sistemas e Aparelhos)

Carga horária estimada: 08h30

Licença: 30 dias.


INVESTIMENTO

R$: 550,00


O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde para a identificação, interpretação e determinação de relevância dos principais sintomas e sinais referidos por pacientes, familiares e/ou cuidadores, de forma a contribuir para a tomada de decisões assertivas e ajustadas às necessidades específicas do paciente durante o atendimento clínico.

  • Sintomas e Sinais Gerais e Inespecíficos: Febre; Astenia; Cianose; Edema; Alterações de Peso.
  • Sinais e Sintomas da Pele e Anexos: Considerações Gerais sobre a Pele e Anexos; Problemas de Pele em Recém-Nascidos, Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos; Características Específicas da Semiologia da Pele e Anexos.
  • Sinais e Sintomas da Cabeça e Pescoço: Considerações Gerais sobre a Área da Cabeça e do Pescoço; Características Específicas da Semiologia e das Principais Enfermidades dos Olhos, Nariz, Seios da Face, Cavidade Oral, Garganta, Orelha e Pescoço.
  • Sinais e Sintomas Cardiovasculares: Considerações Gerais e Implicações da Faixa Etária, Sexo, Etnia, Profissão e Fatores de Risco na Anamnese Cardiológica; Sintomas Cardiovasculares Específicos (Dor ou Desconforto Precordial, Palpitação, Síncope, Dispneia, Cianose e Edema); Exame Físico (Inspeção, Avaliação da Pressão e Pulso Arterial e Pesquisa de Edema); Sinais e Sintomas das Doenças Cardíacas Mais Frequentes.
  • Sinais e Sintomas da Região Torácica e dos Pulmões: Considerações Gerais sobre o Tórax e Pulmões; Sintomas Específicos da Região Torácica e dos Pulmões (Tosse, Expectoração, Hemoptise, Dispneia, Sibilos, Cianose e Dor Torácica); Sinais e Sintomas das Doenças Pulmonares Mais Frequentes.
  • Sinais e Sintomas do Sistema Gastrintestinal: Considerações Gerais sobre o Abdome e o Sistema Gastrintestinal; Sintomas Específicos da Região do Abdome e do Sistema Gastrintestinal (Dor, Náuseas e/ou Vômitos, Alterações do Hábito Intestinal, Hemorragia Digestiva Alta e Baixa, Icterícia, Distensão e Massa Abdominal); Informações Advindas do Exame Físico Abdominal Feito pelo Médico; Sinais e Sintomas das Doenças Mais Frequentes do Sistema Gastrintestinal.
  • Sinais e Sintomas do Sistema Geniturinário: Sinais e Sintomas Característicos de Grandes Síndromes Geniturinárias; Informações Advindas do Exame Físico Feito pelo Médico; Sinais e Sintomas das Doenças Mais Frequentes do Sistema Geniturinário.
  • Sinais e Sintomas do Sistema Vascular: Avaliação do Sistema Vascular pela Medida de Pulso (Carotídeo, Radial e Femoral); Avaliação Semiológica do Sistema Vascular (Varizes, Estase Venosa, Úlcera e Dermatite de Estase); Sinais e Sintomas das Doenças Mais Frequentes do Sistema Vascular.
  • Sinais e Sintomas do Sistema Osteoarticular: Características, Funções e Componentes do Sistema Osteoarticular; Sintomas Específicos do Sistema Osteoarticular: Dor (Óssea, Articular e Muscular), Fraqueza, Deformidade, Limitação de Movimento e Rigidez; Sinais e Sintomas das Doenças Mais Frequentes do Sistema Osteoarticular.
  • Sinais e Sintomas do Sistema Nervoso e Psiquiátrico: Fatores Importantes a Serem Considerados na Anamnese Neurológica; Exame Neurológico Feito pelo Médico; Sinais e Sintomas das Doenças Neurológicas Mais Frequentes: Crises Epilépticas, Desmaios; Acidente Vascular Cerebral, Demências e Transtornos Psíquicos (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Depressão e Síndrome do Pânico).

Informamos que é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial, execução pública, modificação, transformação, cópia, distribuição, comercialização ou qualquer outra forma de exploração e manipulação dos conteúdos desta plataforma, dos seus dispositivos técnicos, conteúdos, aplicações, códigos fonte, desenho, seleção e forma de apresentação dos materiais, e, em geral, da informação contida nesta plataforma. Todos os direitos são reservados ao Autor de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar no atendimento de pacientes, tais como Farmacêuticos, Nutricionistas, Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, entre outros, ou que lidam com assuntos relacionados ao processo de assistência direta ao paciente. Indicado, também, para docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas citadas.