Diálogo: Interferência da Dieta e do Estado Nutricional na Resposta à Farmacoterapia

11/04/2019

Horário: 19:00 - 20:30


Modalidades
Presencial
Rua Padre Chico, 93 São Paulo (SP)
 
Online
Transmissão Ao Vivo

O Evento terá início em:

Diálogo: Interferência da Dieta e do Estado Nutricional na Resposta à Farmacoterapia

A atividade pretende promover o diálogo entre Farmacêutico Clínico e Nutricionista Clínico acerca da interferência do Estado Nutricional e dos Hábitos Alimentares na resposta do paciente à farmacoterapia.

Graziela Luppi
Farmacêutica, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares e em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmacologia Clínica, pelo Instituto de Pesquisa Hospitalar. Aprimoramento profissional em Farmácia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Atuou como Farmacêutica, com foco no Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Idosos do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Farmacêutica do Hospital Municipal Alípio Correa Neto, em São Paulo e supervisiona a Atividade de Prática Monitorada de Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes Idosos no Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica do Instituto Racine. Docente do Instituto Racine.


Marisa Chiconeli Bailer
Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral e em Nutrição em Gerontologia pelo Hospital das Clínicas. Possui 10 anos de experiência na área clínica, atuando como Nutricionista Clínica no Hospital Santa Catarina e como Nutricionista Clínica Sênior responsável pela área de Nutrição Clínica do Hospital Samaritano. Docente do Instituto Racine.

Maristela Ferreira Catão Carvalho
Farmacêutica, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Especialista em Saúde Pública e Envelhecimento pela mesma Universidade. Especialista em Farmácia Hospitalar, pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares. Atua, desde 2001, como Farmacêutica e Diretora da Assistência Farmacêutica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, do Governo do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

Farmacêuticos e Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área clínica com foco multidisciplinar.  Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia e Nutrição.