Painel: O Farmacêutico Clínico nos Diferentes Níveis de Atenção ao Paciente Hipertenso

26/04/2017

Horário: 14:00 - 16:00


Modalidades
 
Online
Transmissão Ao Vivo

O Evento terá início em:

Painel: O Farmacêutico Clínico nos Diferentes Níveis de Atenção ao Paciente Hipertenso

Em alerta aos cuidados em torno do paciente hipertenso, o Instituto Racine vem apresentar o olhar de farmacêuticos clínicos atuantes em diferentes níveis de complexidade de atenção para discutir as estratégias a serem adotadas na atenção primária/básica (unidades de saúde e farmácias/drogarias), secundária (unidade de atendimento a pacientes geriátricos) e terciária (Hospital).

Ms. Maria Denise Ricetto Funchal Witzel

Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze (11) anos de experiência em Farmácia Hospitalar, cinco (05) anos em Farmácia Comunitária e mais de 15 anos em Coordenação de Cursos Intensivos e de Especialização na Área Farmacêutica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine: Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica – CONBRAF, Semana Racine - Congresso de Farmácia e do Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos - PCare. Participante de diversos congressos nacionais e internacionais na área hospitalar e em assistência farmacêutica como ministrante de cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Autora de capítulo do livro Farmácia clínica e atenção farmacêutica, tradutora do livro Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos, coordenadora. Revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica do Instituto Racine.

Es. Rafael Cairê de Oliveira dos Santos (Farmácia Comunitária)

Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho. Mestrando em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Atenção Farmacêutica - Formação em Farmácia Clínica e em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Atuou como Farmacêutico Responsável na Prefeitura de São Paulo pela Organização Social de Saúde SECONCI em Unidade Básica de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Foi Gerente Farmacêutico em Drogaria. Possui experiência na prestação de serviços farmacêuticos clínicos, ênfase no Acompanhamento Farmacoterapêutico a pacientes portadores de enfermidades crônicas e mentais. Docente da Faculdade Anhanguera, Coordenador do Programa de Tutoria de Cursos, Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

MSc. Felipe Tadeu Carvalho Santos (Atenção Primária/Atenção Básica - Unidade de Saúde)

Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre em Saúde Coleta pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Santa Marcelina. Especializando em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.. Atuou como Farmacêutico Assistencial da Rede Básica de Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) pela Organização Social de Saúde Santa Marcelina, Assessor Técnico em Farmácia na Coordenação da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina e Consultor Técnico do Núcleo de Cuidados Farmacêuticos do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Atualmente exerce o cargo de Assessor Técnico da Coordenadoria Regional de Saúde Leste da PMSP.

Es. Graziela Luppi (Atenção Secundária – Atendimento a Idosos)

Farmacêutica, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares e em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Aprimoramento profissional em Farmácia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Atuou como Farmacêutica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – Governo do Estado de São Paulo. Tutora de Atividades de Prática Clínica Farmacêutica e Docente do Instituto Racine.

Es. Anne Karollyne Soares Silva Leite (Atenção Terciária – Hospital)

Farmacêutica, graduada pela Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Farmacologia Clínica pela na Faculdade Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Farmacêutica Clínica da Unidade de Terapia Intensiva Geral - Adulto do Hospital Santa Paula e do Protocolo Gerenciamento de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso do Hospital Santa Paula. Docente do Instituto Racine.